Segundo o vice-presidente da habitação da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza, o banco possui R$ 34 bilhões para o financiamento da casa própria. Esse montante deverá ser emprestado até o fim deste ano.

Em 2015, os saques realizados na poupança obrigaram a Caixa a adotar medidas que restringiram a concessão de financiamentos imobiliários, como mudanças nos limites financiados, cortes no financiamento de imóveis usados e o aumento dos juros. Algumas destas ações foram revertidas neste ano.

Segundo Souza, o banco teve um aumento nos recursos disponibilizados pelo FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para linhas de pró-cotista, que antes eram contempladas pelos empréstimos com funding da poupança.

Em junho deste ano, o banco anunciou medidas como o aumento de valor máximo de imóveis financiados e a reabertura do financiamento à construção.

Maiara Tófano

Maiara Tófano é Sócia Proprietária e Corretora de Imóveis na Tófano Imóveis, bacharel em Direito, Avaliadora de Imoveis Inscrita no CNAI – Cadastro Nacional dos Avaliadores de Imoveis, Bacharel em Direito e Especializada em Direito Imobiliário pela FGV (Fundação Getulio Vargas), Curso em Fotografia Imobiliária, Apresentação de Imoveis e Programa de Desenvolvimento de Líderes para Mercado Imobiliário. Selecionada entre 10 empresários nacionais para participar do Mentoring Guilherme Machado.