13 de Abril, aniversário de Sérgio Sampaio. Todos nós sabemos quem é, mas será que, de fato, o reconhecemos? O Passeio Tófano homenageia esse grande artista, contando sua relação com Cachoeiro e exaltando sua arte.

Um fato interessante da nossa cidade: sabia que Raul Seixas já esteve por aqui? Sempre que falamos de Sérgio, falamos também de Raul. Mas, quase sempre, Raul é o protagonista da história. Porém, dessa vez, Raul vem até Cachoeiro e bate a porta de Sérgio, mesmo sabendo que seu amigo não estava na cidade.

Nossa intenção não é ignorar Raul, mas demonstrar como Sérgio tinha sua relevância e nós conhecer e reconhecer isto. Filho de Cachoeiro, durante muito tempo os conterrâneos não conseguiam absorver sua arte. Como ele próprio dizia “A faixa seis, do lado B, do meu último LP, aquela que o programador de rádio nunca toca, aquela que o divulgador de disco evita.”

O artista reconhecido nacionalmente gostava de vir aqui para “tomar umas”, como ele próprio dizia. Mas, por passar um tempo distante da cidade, não reconhecia mais a mesma e afirmava “Cachoeiro hoje é uma mapa na parede, mas só dói um pouquinho. Vou sempre falar de lá com orgulho, mas sem necessariamente ir até lá.”

Seu álbum mais famoso é cantado por nós em diversos momentos, principalmente nos carnavais “Eu Quero é Botar Meu Bloco Na Rua, Brincar, Botar Pra Gemer..”. Dizem que os bons morrem cedo, Sérgio faleceu e está enterrado no Cemitério Parque, no Bairro IBC, ao lado do seu irmão e também artista, Dedé Caiano.

Sérgio morreu aos 47. Sua obra mais famosa foi O Bloco Na Rua. Mas, ao longo de sua curta carreira, podemos perceber que Sérgio estava evoluindo muito como artista. Já escutaram o álbum Cruel? É maravilhoso. Infelizmente, a carreira do artista foi interrompida por questões de saúde, mas a sua memória e sua arte sempre estará viva em Cachoeiro.

Hélio Sampaio, irmão do nosso protagonista, vive em Cachoeiro de Itapemirim cantando as canções que marcaram seu coração. Sérgio Sampaio estaria fazendo 70 anos, e não nos falta motivos para comemoração. Hoje, 12 de Abril, irá acontecer sua festa de aniversário no Teatro Rubem Braga com mais 25 artistas convidados, duas horas de espetáculo, às 20h. Os ingressos estão no valor de R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia. Mas prestigiar 70 anos de Sérgio não tem preço, né?  

Maiara Tófano

Maiara Tófano é Sócia Proprietária e Corretora de Imóveis na Tófano Imóveis, bacharel em Direito, Avaliadora de Imoveis Inscrita no CNAI – Cadastro Nacional dos Avaliadores de Imoveis, Bacharel em Direito e Especializada em Direito Imobiliário pela FGV (Fundação Getulio Vargas), Curso em Fotografia Imobiliária, Apresentação de Imoveis e Programa de Desenvolvimento de Líderes para Mercado Imobiliário. Selecionada entre 10 empresários nacionais para participar do Mentoring Guilherme Machado.