Na cultura árabe, a comida representa uma importante base para a comunicação, e as refeições são o centro dos encontros familiares e círculos sociais.

Fortemente influenciada pelo Mediterrâneo, seus ingredientes são pontos marcantes desta cozinha. As ervas não só aromatizam a mesa, mas deixam sabores incomparáveis, como: hortelã, coentro, alecrim, açafrão, noz moscada e canela. 

Os grãos também são ingredientes definitivos nesta cozinha. Grão de bico, arroz e trigo tem que ter.

As culinárias libanesa e síria são as mais difundidas nas cozinhas árabes.  Por isso, kibes, esfihas e charutos de folha de uva, entre tantos outros pratos, tornaram-se ícones da Cozinha Árabe pelo mundo, mas, de fato, estão relacionados a estas duas cozinhas e não a todas as cozinhas dos 22 países árabes.
Em Cachoeiro são 3 restaurantes que dão água na boca nessa gastronomia. São eles:

Aba Comideria – Rua Capivaria, 20, Independência. Telefone: 28 3521-9741.

Almoço às terças, quartas e quintas. Venda de comidas congeladas com funcionamento das 11:00 às 20:00. 

Kapadócia Restaurante e Bar – Rua Maria de Fátima Pim, 14, Caiçara. Telefone: 28 3521-3174.

Culinária Turca com funcionamento das 18:00 às 00:00.

Ya Hala Sfiheria – Praça Benjamin Silva, 16, Independência. Telefone: 28 3518-2224.

Culinária Libanesa com funcionamento das 17:30 às 00:00.

Maiara Tófano

Maiara Tófano é Sócia Proprietária e Corretora de Imóveis na Tófano Imóveis, bacharel em Direito, Avaliadora de Imoveis Inscrita no CNAI – Cadastro Nacional dos Avaliadores de Imoveis, Bacharel em Direito e Especializada em Direito Imobiliário pela FGV (Fundação Getulio Vargas), Curso em Fotografia Imobiliária, Apresentação de Imoveis e Programa de Desenvolvimento de Líderes para Mercado Imobiliário. Selecionada entre 10 empresários nacionais para participar do Mentoring Guilherme Machado.