História

Cachoeiro de Itapemirim é um município localizado no Espírito Santo e é considerado o 5º maior do estado.

Sua história inicia-se em 1812, quando o donatário da capitania do Estado, Francisco Alberto Rubim, encarregou-se de desenvolver o povoamento no estado. As terras aqui eram povoadas por indígenas puris e botocudos.

Como em muitas cidades brasileiras, seu povoamento iniciou-se às margens do rio Itapemirim, que inspirou seu nome. Com o tempo a colonização foi se expandindo e novos núcleos populacionais foram surgindo e com eles plantações de mandioca, bananeiras e cana-de-açúcar. As primeiras casas em Cachoeiro foram construídas em 1846, na altura do atual bairro de Baiminas. 
Passou-se o ciclo do ouro e em seguida veio o cana-de-açúcar e café, produtos bastante cultivados nas terras de Cachoeiro. A mão de obra, até então, era escrava. Em 1888 houve a abolição da escravatura e com isso a imigração de italianos e alemães se intensificou. Os imigrantes vieram com o propósito de ocupar o lugar dos escravos e formar colônias. Com o passar do tempo também desbravaram as terras. 

Nome

O nome Cachoeiro do Itapemirim teve uma motivação geográfica, devido aos cachoeiros ou às cachoeiras do rio Itapemirim, que corta a cidade. 

O nome foi passando por mudanças com o passar do tempo, mas sempre se referia às pequenas cachoeiras do Rio Itapemirim. Tem na história que foi em 1885 que o nome Cachoeiro de Itapemirim foi escrito por extenso. Alfredo Mário Pinto, registrou: “… Da Câmara Municipal dessas cidades recebemos, em 1884, a seguinte informação: A sede do município é a cidade do Cachoeiro de Itapemirim, que têm recente data, pois que a primeira casa construída foi no ano de 1846”.

Desde então a cidade vem evoluindo e ganhando os corações de seus moradores e visitantes.

Hoje Cachoeiro é uma cidade desenvolvida, que garante toda a infraestrutura para que as famílias cachoeirenses vivam com qualidade e prosperidade! Se você também se apaixonou por essa cidade e deseja construir seu futuro aqui, a Tófano pode te ajudar!

Somos especialistas apaixonados pelo município e contamos com diversas opções de imóveis para todos os gostos!

Entre em contato ou acesse nosso site e venha conferir!

Maiara Tófano

Maiara Tófano é Sócia Proprietária e Corretora de Imóveis na Tófano Imóveis, bacharel em Direito, Avaliadora de Imoveis Inscrita no CNAI – Cadastro Nacional dos Avaliadores de Imoveis, Bacharel em Direito e Especializada em Direito Imobiliário pela FGV (Fundação Getulio Vargas), Curso em Fotografia Imobiliária, Apresentação de Imoveis e Programa de Desenvolvimento de Líderes para Mercado Imobiliário. Selecionada entre 10 empresários nacionais para participar do Mentoring Guilherme Machado.