Que tal um passeio que te ofereça maior contato com a natureza? O estado do Espírito Santo tem diversas cachoeiras, mas abriga uma das mais lindas para você relaxar e renovar as suas energias! 

 

A Cachoeira Alta é, sem dúvidas, uma das mais bonitas de todo o Brasil! Com uma água bem cristalina, tem cerca de 100 metros de altitude. É o lugar ideal para contemplar a mãe natureza. Por trás das rochas, ficam as andorinhas, que quando voam, nos permitem vislumbrar um maravilhoso espetáculo! É uma cachoeira relativamente pequena e rasa, mas com certas partes mais fundas. A sua queda é simplesmente fenomenal e, ao cair, forma-se então uma espécie de “prainha”, onde é possível tomar banho e relaxar na sua água tão limpa e transparente, encantando a todos que a visitam. Há também uma flora diversificada e muita natureza para admirar e tirar belas fotos.  

Localizada no distrito de São Vicente, fica a 34 km de Cachoeiro de Itapemirim. Você poderá acessá-la pela estrada entre Cachoeiro e Castelo e, antes de chegar no distrito de Conduru, vire à direita para acessar São Vicente. Ao seguir nessa estrada, vire à próxima esquerda em que começará uma estrada de chão, em que potencializa o contato com o meio ambiente. Logo mais, você já terá acesso ao nosso destino.

A cachoeira fica dentro da propriedade do casal Gelson e Denise. Eles oferecem uma estrutura para melhor receber os banhistas, como dois banheiros e um modesto e aconchegante bar, que fica aberto aos finais de semana e feriados, onde você poderá comprar petiscos, salgados e bebidas. Também é permitido levar seu próprio lanche, porém as bebidas deverão ser compradas no local. 

Fique atento aos horários! A permanência na Cachoeira Alta é das 07h às 18h, e a visitação fica aberta todos os dias. Para os aventureiros de plantão, ou quem deseja apenas armar sua barraca e ter uma noite de descanso ao som de grilos cantantes, há a possibilidade de acampar no local. Para desfrutar desse incrível passeio, é cobrado somente um valor simbólico de R$5,00 por pessoa, então se programe aí!

 

Nunca visitou uma cachoeira e vai ser sua primeira vez? Separamos algumas dicas do que você pode levar nesse passeio. Confira:

 

Máquina fotográfica ou celular 

    Vai visitar uma das mais lindas cachoeiras do Brasil e não vai guardar nenhum registro fotográfico?! Se programe para carregar sua máquina ou celular e tirar lindas fotos dessa natureza incrível;

 

    Repelente e protetor solar

    É normal que os mosquitinhos te acompanhem nessa aventura, então tenha sempre na sua mochila um repelente. Não esqueça também do protetor solar. Você vai ficar algumas horas exposto embaixo do sol, então cuide da sua pele e aproveite ao máximo seu passeio sem preocupações;

 

    Kit de primeiros socorros

    Não queremos que ninguém se machuque, não é mesmo? Mas como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar. Leve na sua mochila um pequeno kit de primeiros socorros, com alguns curativos, band-aids, antisséptico e afins;

 

    Toalha de banho

    Não vai deixar de entrar na incrível e encantadora Cachoeira Alta porque você não tem onde se secar depois, hein. Então não esqueça de colocar uma toalha de banho para secar seu corpo e uma muda de roupa para realizar a troca logo após;

Produtos de higiene pessoal

Depois de tomar aquele delicioso banho de cachoeira, leve alguns produtos como desodorante, creme para cabelo, escova e demais itens que você ache necessário;

 

Sacos de lixo

É normal que em um passeio desse, a gente acumule alguns lixos, como embalagens de salgadinhos, pacotes, guardanapos, papéis. Por isso é imprescindível levar sacos de lixo para manter o local limpo. O próximo visitante e a mãe natureza agradecem!

 

Venha aproveitar a oitava maravilha do mundo e vivenciar um dia de muita paz e tranquilidade nas águas mais limpas e cristalinas que a Cachoeira Alta oferece para você e sua família!

Maiara Tófano

Maiara Tófano é Sócia Proprietária e Corretora de Imóveis na Tófano Imóveis, bacharel em Direito, Avaliadora de Imoveis Inscrita no CNAI – Cadastro Nacional dos Avaliadores de Imoveis, Bacharel em Direito e Especializada em Direito Imobiliário pela FGV (Fundação Getulio Vargas), Curso em Fotografia Imobiliária, Apresentação de Imoveis e Programa de Desenvolvimento de Líderes para Mercado Imobiliário. Selecionada entre 10 empresários nacionais para participar do Mentoring Guilherme Machado.