Você, turista, que tal conhecer o Museu Ferroviário Domingos Lage? Ou para quem mora na cidade, é um ótimo passeio para realizar em um final de semana com a família! Localizado na Antiga Estação Ferroviária, o Museu mantém suas características originais de construção do ano de 1903, chamando a atenção para toda a estrutura que se mantém preservada. 

Segundo o Guia Geral, de 1960, a Estação Itapemirim foi inaugurada aproximadamente no ano de 1910 pela E.F. Sul do Espírito Santo e, anos mais tarde, adotou o nome da cidade: Cachoeiro do Itapemirim. 

Próximo a Estação Leopoldina, em uma praça chamada João Pessoa, existia também uma outra estação que carregava o mesmo nome que a praça (hoje, chamada Pedro Cuevas Júnior), que servia de início à Estrada de Ferro Itapemirim e levava para o litoral. As linhas não se juntavam, mas podiam trocar as cargas. A Itapemirim ficava a uma distância de, aproximadamente, 200 metros da Leopoldina, o que facilitava que as trocas fossem realizadas com maior agilidade.

A ferrovia para Itapemirim teve uma grande importância econômica para o município, pois escoava a produção de abacaxi que era depositada em grandes pilhas no pátio da Leopoldina. Em 2007, a Estação Ferroviária, além de ter sido tombada pela Prefeitura para preservar a sua importância cultural para a cidade, foi transformada em Museu.

Para conhecer mais a história da importante ferrovia e suas estações, há um acervo que abriga objetos usados no dia a dia da rotina ferroviária que eram realizados na época. Registros fotográficos, documentos, mobílias e um torno que era utilizado para construir peças de reposição da linha férrea e das locomotivas também contam a história da antiga Estação Ferroviária, relembrando sua antiga atividade em que a Linha Férrea Leopoldina Railway transportava café e inúmeros passageiros entre os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. 

Situado na rua Coronel Francisco Braga, S/N, Guandu, permite que você tenha uma grande experiência viajando ao passado. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h. Chame seus familiares, amigos e embarque nessa aventura! 

Maiara Tófano

Maiara Tófano é Sócia Proprietária e Corretora de Imóveis na Tófano Imóveis, bacharel em Direito, Avaliadora de Imoveis Inscrita no CNAI – Cadastro Nacional dos Avaliadores de Imoveis, Bacharel em Direito e Especializada em Direito Imobiliário pela FGV (Fundação Getulio Vargas), Curso em Fotografia Imobiliária, Apresentação de Imoveis e Programa de Desenvolvimento de Líderes para Mercado Imobiliário. Selecionada entre 10 empresários nacionais para participar do Mentoring Guilherme Machado.